Halloween

30 outubro 2008

A festa do Halloween tem origem em várias culturas que se foram misturando ao longo da história.

Segundo a história celta, o halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as Ilhas Britânicas entre os anos 600a.c. e 800 d.c. Originalmente, era um festival celta tradicional da Irlanda, o festival Samhain, que tinha como objectivo o culto aos mortos. Embora pouco se saiba sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela. Sabe-se que as festas do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de Novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana e davam início ao novo ano celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com rituais presididos pelos sacerdotes druidas e acreditavam que os espíritos dos morto voltavam nessa data para visitar as suas antigas casas e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Segundo o catolicismo, desde o século IV que a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e dedicou-o a “Todos os Santos”. A festa em honra de Todos os Santos inicialmente era celebrada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório II mudou a data para 1º de Novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, O Para Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de Outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra actual “Halloween”.

Muitas dos elementos que caracterizam a festa do Halloween foram sendo incorporados ao longo da história e que nada têm a ver com a festa celta nem com a de Todos os Santos.

Por exemplo, a tradição de pedir um doce sob ameaça de “trick or treat” (doce ou travessura), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Neste período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais, não podiam exercer nenhum cargo publico, foram-lhe infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. O resultado desta perseguição foi a tentativa de atentado contra o Rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da Pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei. No entanto a trama foi descoberta em 5 de Novembro de 1605, quando um católico chamado Guy Fawkes foi apanhado com pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo de seguida. Em pouco tempo a data converteu-se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes trick ou treat.

Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de Outubro, unindo-a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes iralandeses.

0 comentários: