Halloween

30 outubro 2008

A festa do Halloween tem origem em várias culturas que se foram misturando ao longo da história.

Segundo a história celta, o halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as Ilhas Britânicas entre os anos 600a.c. e 800 d.c. Originalmente, era um festival celta tradicional da Irlanda, o festival Samhain, que tinha como objectivo o culto aos mortos. Embora pouco se saiba sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela. Sabe-se que as festas do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de Novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana e davam início ao novo ano celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes. Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com rituais presididos pelos sacerdotes druidas e acreditavam que os espíritos dos morto voltavam nessa data para visitar as suas antigas casas e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Segundo o catolicismo, desde o século IV que a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e dedicou-o a “Todos os Santos”. A festa em honra de Todos os Santos inicialmente era celebrada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório II mudou a data para 1º de Novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, O Para Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de Outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra actual “Halloween”.

Muitas dos elementos que caracterizam a festa do Halloween foram sendo incorporados ao longo da história e que nada têm a ver com a festa celta nem com a de Todos os Santos.

Por exemplo, a tradição de pedir um doce sob ameaça de “trick or treat” (doce ou travessura), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Neste período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais, não podiam exercer nenhum cargo publico, foram-lhe infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. O resultado desta perseguição foi a tentativa de atentado contra o Rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot (“Conspiração da Pólvora”), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei. No entanto a trama foi descoberta em 5 de Novembro de 1605, quando um católico chamado Guy Fawkes foi apanhado com pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo de seguida. Em pouco tempo a data converteu-se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo-lhes trick ou treat.

Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de Outubro, unindo-a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes iralandeses.

Dia do Rosa

Dia Nacional da Luta Contra o Cancro da Mama
Use uma peça de roupa cor-de-rosa e seja solidário.
Eu estou de rosa e você?



(Foi com muito orgulho que vi, neste dia, alguns homens com peças de roupa rosa. Podem ter muito defeitos mas sabem ser nossos amigos :) )
(não, não eram gays... acreditem, era mesmo por solidariedade...)

Exercicio físico...ui!!!

28 outubro 2008
Numa de não andar para aqui só a mandar bitates, resolvi deixar-me do "faz aquilo que eu digo, não faças aquilo que eu faço" e ginásio com ela!
Lá porque tenho os genes da Olivia Palito não quer dizer que não goste de me exercitar e sentir saudável e confortável comigo mesma.
Inicialmente comecei com aulas calminhas (inicei Tai-Chi, adorei!!!). Posso sempre dizer que ando no ginásio sem ter de suar as estopinhas. No entanto no outro dia precisava de libertar energia e resolvi experimentar algo mais movimentado. Nada de muito violento para evitar ter que me arrastar até casa. Escolher até escolhi bem, tive foi azar com o professor, que apesar de giro era demasiado enérgido (para quem andava a reclamar toma lá que já almoçaste...).
Escusado será dizer que durante os 3 dias seguintes o simples movimento de levantar uma folha de papel era demais para mim :)...
Ainda estou para saber quem foi a inteligência rara que disse que exercicio físico é bom para a saúde...

E vivam as mulheres!!

Depois das "Donas de Casa Desesperadas" surgiu um boom de séries femininas (e feministas!) para se juntarem á já existente "Sexo e a Cidade" (para mim a melhor de todas...). Depois de ter anunciado a série "Máfia de Saltos Altos", aqui vai outra - "Lipstick Jungle" - esta ainda não consegui ver mas segundo o anuncio fala sobre a vida de 3 das mulheres mais poderosas de Nova Iorque (ou algo do género...). Enfim.. é na FoxLife mas (desculpem lá) não me lembro nem do dia nem hora. Ups... :)

Noite dos Investigadores 2008

Finalmente tive tempo para estar em frente ao PC sem ser para trabalhar. Tenho andado numa lufa lufa que só visto e no meio da confusão que tem sido a minha vida nos ultimos tempos, esqueci-me completamente de vos contar como foi a Noite dos Investigadores, que aconteceu no CCB no dia 26 de Setembro.
Para aqueles que não sabem, este encontro de investigadores ocorreu ao mesmo em 3 cidades portuguesas, Lisboa, Porto e Matosinhos e em mais 200 cidades europeias. Em Lisboa o objectivo era angariar fundos para a APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia) através de donativos e da participação em algumas actividades (a entrada era livre e a comida também :)...).
Se fosse avaliar o evento numa escala de 1 a 10, daria um 7,5... A falta de organização (não tinham trabalho para todos os que se voluntariaram mas aceitaram-nos na mesma, resultado ...confusão) e de fundos (algumas experiencias ficaram paradas a meio da noite por falta de material), fez com que não fosse perfeito. Achei que os grandes institutos de investigação de Lisboa estavam muito mal representados (o ITQB nem lá estava), houve falta de imaginação em algumas áreas, valeram os robôs do Técnico e os gelados feitos com azoto líquido.
E depois... escolher a actriz Rita Blanco para madrinha do evento???!!! Tudo bem que possam gostar muito dela como actriz mas coitada que não percebe nicles de ciência e ainda teve de fazer discurso! (feia que nem uma bota da tropa coitadita...)
No meio de tudo o bom da coisa foram mesmo as pessoas... aderiram mais do que aquilo que se pensava e acima de tudo gostaram!! (eu sei disto porque estive a fazer inquéritos.. sou uma fonte segura..). E claro conseguimos cerca de 3500 euros que foram doados à Associação.
Para o ano há mais.. vamos lá ver como corre...
Já agora outra coisa... fazer o evento no mesmo dia e mesmo sitio que a Gala da TVI não foi lá muito inteligente... (cruzei-me nas escadas do CCB com o Sr Francisco Corte Real, ex-moranguito, e sim é tão giro ao vivo como na TV... embora ainda esteja para perceber a quem é que ele chamou 'cambada de atrasados mentais'... )

Frase do dia

09 outubro 2008
Sometimes we put up walls.
Not to keep people out,
but to see who cares enough to knock them down.

Mau feitio - parte 2

08 outubro 2008
No ultimo post que escrevi sobre homens fui literalmente atacada por diversas partes (não, não está no blog...).
Deixem-me lá esclarecer aqui uma coisa... eu não sou de todo anti-homens... gosto muito deles, eles fazem falta e nós mulheres mal ou bem não sabemos (nem queremos) viver sem eles.
Podemos dizer que estou a viver uma fase de "abaixo a comunidade masculina!", por coisas que já vivi, que estou a viver e oiço contar... E desculpem lá as senhoras comprometidas mas sabe muito bem ser solteira. É obvio que ter alguém também tem as suas vantagens, nunca disse o contrário. Mas no meu caso, não posso falar no geral, considero-me uma pessoa muito activa para quem o dia devia ter 48h, faço workshops e cursos (ou pelo menos tento), tenho aulas de linguas, vou ao ginásio, tento ter vida social (ir ao teatro, cinema, beber um copo com os amigos e coiso e tal..), faço bricolage (hum..pois...), sou viciada em livros e trabalho no minimo 10h por dia...ok, parece tudo muito normal e é, mas tentem meter isto tudo no meio de compras de supermercado, cozinhar, cuidar da casa e tentar comer e dormir... confessem lá não é fácil...
Sim eu sei que dá sempre para encaixarmos o nosso homem pelo meio e com boa vontade tudo se consegue... desde que o homem não reclame por não lhe darmos atenção, que temos energia a mais, que nos deviamos preocupar em ir arranjar as unhas em vez de fazer o workshop de pintura e que por eles serem uns molengões nós temos que ser iguais. Novamente, não me levem a mal, mas eu já passei por isto portanto sei o que digo.
Como qualquer rapariga solteira, mesmo gostando de ser solteira, acabo por inconscientemente procurar alguém que orbite no mesmo espaço fisico que eu, mas infelizmente só tenho encontrado defeitos... temos pena! Acabo por levar com comentários como "és muito rebelde", "tenho que mudar umas coisas na tua personalidade" ou "tens mau feitio, não há quem te ature".
Alguém me disse que tenho conhecido os homens errados... ora aí está!... Falta-me conhecer o homem com tomates suficientes para aturar o meu mau feitio...

Mau feitio - parte 1

Há dias em pura e simplesmente me apetece bater no mundo todo (como qualquer mortal), quer seja porque parti uma unha ou porque levei descasca da chefe. E ultimamente, com tudo aquilo que se tem passado, pior ainda. No meio disto tudo acabo por ser apelidada de mau feito, oh boy!
No outro dia, até eu própria reconheci que tava a ter um dia daqueles, com um mau humor daqueles, com um mau feitio daqueles!!
Mas como boa rapariga que sou gosto de "avisar" quando estou com a neura, não vá sair uma resposta torta e pouco feliz, mas infelizmente tem sempre o efeito contrário, acabo com mil pessoas a perguntarem o que se passa, se estou bem, se me dói alguma coisa quando a unica coisa que quero é paz e sossego para curar a neura... até parece que sou o unico ser no mundo com neuras e mau humor.
Em relação ao universo masculino... rapazes, um conselho de amiga, estas são as alturas ideais para irem ao futebol, sair para beber um copo com os amigos ou até mesmo enfiarem-se na garagem a arranjar uma traquitana qualquer, isto se não querem ser as próximas vitimas. Por muita razão que tenham, não é de todo altura para mandar piadas ou tentar desdramatizar a situação...somos mulheres e mulheres com neura... sai da frente!

Dia Mundial do Sorriso

03 outubro 2008

Sorria!!!