Alguém quer comprar a Torre de Belém?

16 dezembro 2008
Li hoje no Jornal Publico uma noticia que me deixou verdadeiramente chocada. Dentro em breve será "mais fácil vender monumentos", ou seja, o governo vai alterar a lei de modo a que o património nacional possa ser adquirido por privados. Portanto se houver algum ricaço que lhe apeteça comprar o Mosteiro dos Jerónimos ou a Torre de Belém, para montar lá dentro um hotel de luxo, poderá faze-lo. Mais, o Mosteiro de Alcobaça está em vias de ser o primeiro a possuir um "hotel de charme".
No meu ponto de vista é um atentado à cultura portuguesa. Os monumentos e qualquer património nacional fazem parte da cultura, das tradições, da história e da personalidade do país. É algo que é de todos. A partir do momento que passa a pertencer a alguém isso deixa de existir. Embora o Ministro da cultura diga que "o património arqueológico será salvaguardado", muito me custa a acreditar que isso aconteça, afinal estamos em Portugal e político que é político quer é meter dinheiro ao bolso e o resto que se lixe.
Li a notícia e fiquei sem perceber as vantagens de tal coisa. Alguém me quer esclarecer??

0 comentários: