Tradições de Natal

03 dezembro 2008
Eu adoro o espiríto natalício. Sou daquelas que adora tudo o que é luzinha e enfeite. Adoro dar presentes. Adoro chegar a esta altura e ver as ruas iluminadas e as montras decoradas. Enfim... normalmente, nesta altura do ano, já costumo andar com o jingle bells na ponta da lingua. :) O meu ideal de natal é ter uma mesa cheia de rabanadas, sonhos, filhoses, bolo rei e muita família. Primos, tios, avós, amigos, vizinhos, são todos bem vindos. Talvez por ter uma familia pequena e ter tido poucos natais como estes, é que me sabem tão bem quando acontecem.
A minha familia nunca teve muitas tradições. Para além do bacalhau na consoada e de só abrirmos as prendas na manha de 25, pouco mais me lembro. Lembro-me de quando era pequena e iamos para casa da minha avó, de irmos à missa do galo. Achava-lhe uma certa piada. Não à missa claro, a essa não ligava pevas, mas ao acto de nos juntarmos todos e lá irmos tipo excursão, a rapar um frio desgraçado até a igreja. Coisas de putos!
As prendas também nunca eram muito grandes nem muito caras. O que contava era a intenção, uma pequena lembrança. Dos meus avós, como qualquer outros, recebia sempre as benditas meias e pijamas. Os avós devem de ter qualquer coisa com as meias. LOL
Este ano não quero nada de especial como presente. Quero o meu pai comigo, cheio de saude, para lhe dar muitos mimos e beijinhos. :)
E vocês? Gostam do Natal? Têm muitas tradições ou nem por isso? Como seria o vosso natal ideal? E os presentes? Já sabem o que gostariam de receber este ano?

3 comentários:

  1. Dark_Angel disse...:

    OI! :)

    Pois é muito bonito as ruas iluminadas, as decoraçoes, o "espirito do Natal" ( q infelizmente esta mto aliado ao consumismo).

    Já nem costumo fazer a árvore de natal, achava piada a isso qdo era muida, eu e a minha irmã, iamos cortar um pinheiro (nada de arvores artificiais) e depois chegadas a casa, era enfeitar :)

    Sou capaz de enfeitar a árvore, mas já não com aquele entusiasmo.

    É sempre bom reunir a família, a minha tb nao é mto grande.

    Ah no ano passado vesti-me de Pai Natal :) Fui entregar as prendas aos netos da minha vizinha, claro que nao podia falar, caso contrario reconhecer-me-iam a voz...e mais, fui de óculos de sol, sim em plena noite adentro,(isto aqui no monte, o conceito de vizinho ainda é distante), levei uma lanterna para ver onde punha os pés, fiquei escondidinha na casa de banho ate ouvir os muidos a chamarem o Pai Natal... la fui eu, e ao fazer OH OH OH houve um pikeno(nem tinha um aninho) que se assutou e desatou a berrar....

    Chegada a hora de entregar as prendas, eram tantas, mas tantas, que fikei super cansada (note.-se que aki a mae natal levava uma almofada na barriga para simular a pança do pai natal).

    Melhor que isso, era eu de óculos de sol, não conseguia ver o que estava escrito nos embrulhos, entao entreguei montes de prendas às pessoas erradas, que depois tiveram de redistribuir as prendas!!

    Como os muidos nao sao nada parvos, apartir dessa altura, uma das netas da minha vizinha, sempre que me via dizia "Ola pai natal"....

    Mas a tarefa do pai natal nao terminou por aki!! No dia 25 de Dezembro a minha priminha fazia um ano, e la fui eu para a festa dela vestida de pai natal... bem nao se assutou, fartou.se de andar ao colo do pai natal na boa...devia ter pensado, olha como esta parva vem hj vestida!

    Bem, eu penso que o fato do pai natal ainda esta aqui por casa....secalhar este ano...pois...outra vez....!!

    ****

  1. Nessi disse...:

    Eu adoro o Natal...a minha familia e pequenina e por isso o nosso Natal foi sempre muito caseiro...e a familia (o nucleo duro como carinhosamente lhe chamamos)...e a boa da consoada com o belo do bacalhau com todos....depois e o ritual de fazer um grande esforco e esperar pela meia noite para atacar os presentes...e este ano vai ser especial...nao so tenho o meu sobrinho(1o natal em casa) como vou ter o meu namorado connosco...portanto vais er um Natal especial...e prontos na minha casa todos adoram o Natal e dai apesar da mais nova ter sido eu ate a chegada do meu sobrinho sempre se fez arvore de natal, e luzinhas e Pai Ntal pendurado na janela...e sempre tivemos o meu pai ou o meu cunhado vestidos de Pai Natal.... :) e tao fixe! agora q estou aqui desterrada ainda sinto mais.... QUERO NATAL!!!!
    beijinhus e FEliz Natal ou como eles dizem por aqui Merry XMAS!!!! :)

  1. Sofia disse...:

    NÃO ACREDITO, és a única pessoa q conheço que, tal como acontece na minha familia, abre as prendas na manhã de dia 25. É impressinante o espanto com que mtas pessoas ficam qdo digo q na minha casa as prendas abrem-se dia 25 e não à meia-noite do dia 24.lol
    Ya, a minha avó fazia questão de oferecer sempre o pijamita.

    Este post podia facilmente ter sido escrito por mim :). Tb sou assim cheia de espírito natalício lol
    Já agora, já foste ver a árvore ZON?? Tens que ir, tá mto gira.

    Beijinhossss