Afinal estamos em crise ou é impressão minha?

27 dezembro 2008
Este ano devido à crise financeira que nos afecta a todos, restringi os presentes apenas àqueles que me são mais próximos. Gosto muito de dar presentes, de preferencia algo que sei que a pessoa vai gostar. Infelizmente este ano, com as despesas a aumentar e o salário o mesmo de sempre, não foi possivel, fiquei-me pelas lembranças e alguns chocolates para a malta gulosa do laboratório :). Afinal eles aturam-me todos os dias, merecem nem que seja uma coisinha doce.
No entanto, numa das minha aventuras por um dos grandes centros comerciais de Lisboa na compra das prendas de natal, apercebi-me de que os portugueses podem estar todos em crise e endividados até às orelhas, mas viva o consumismo!!! Não faltavam pessoas a carregarem sacos enormes cheios de presentes. Entrei na fnac e era só ver sair televisões, playstations, jogos, consolas e até computadores!! Um exemplo que me chocou este natal: um amigo deu de prenda à filha de 11 anos uma playstation de 500 euros paga a prestações, sim porque os pais estão longe de poder dar prendas destas, só porque a menina fez birra e disse "Mas eu quero!!". E depois vêm feitos coitadinhos queixarem-se na televisão que não têm dinheiro para a comida nem para pagar as contas. Pudera!
Será que a imagem é assim tão importante a ponto de uma televisão com não sei quantas polegadas ser mais importante que pôr comida na mesa? E as crianças? Que basta fazerem beicinho e os pais vão a correr comprar? Sinceramente é algo que me ultrapassa. Quando eu era criança, bem que gostava de ter tido as barbies e o ken e os adereços todos, mais não sei quantos brinquedos que havia na altura. Mas não tive, não havia dinheiro para essas coisas e não foi por isso que fui menos feliz e menos saudável. É claro que as crianças que sabem que fazendo beicinho e batendo o pé vão ter aquilo que querem, vão continuar a fazê-lo. Os pais é que são estúpidos. (Desculpem lá mas não tem outro nome).
Quando ouvi falar da crise pensei que isto ia realmente apertar e que se ia começar a dar valor ao que realmente importa, mas pelos vistos um par de calças novo continua a ser mais importante que ter um bom pequeno-almoço na mesa....

2 comentários:

  1. Dark_Angel disse...:

    Pois é...

    Eu lembro-me quando era miuda, bastava a minha mae dizer que era muito caro ou não tinha dinheiro, era o suficiente para eu não insistir mais.


    *****

  1. Squaw disse...:

    Pois era como eu.. se não havia dinheiro, não havia prontos.... tinha que me aguentar...enfim..