Noite dos Investigadores 2008

28 outubro 2008
Finalmente tive tempo para estar em frente ao PC sem ser para trabalhar. Tenho andado numa lufa lufa que só visto e no meio da confusão que tem sido a minha vida nos ultimos tempos, esqueci-me completamente de vos contar como foi a Noite dos Investigadores, que aconteceu no CCB no dia 26 de Setembro.
Para aqueles que não sabem, este encontro de investigadores ocorreu ao mesmo em 3 cidades portuguesas, Lisboa, Porto e Matosinhos e em mais 200 cidades europeias. Em Lisboa o objectivo era angariar fundos para a APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia) através de donativos e da participação em algumas actividades (a entrada era livre e a comida também :)...).
Se fosse avaliar o evento numa escala de 1 a 10, daria um 7,5... A falta de organização (não tinham trabalho para todos os que se voluntariaram mas aceitaram-nos na mesma, resultado ...confusão) e de fundos (algumas experiencias ficaram paradas a meio da noite por falta de material), fez com que não fosse perfeito. Achei que os grandes institutos de investigação de Lisboa estavam muito mal representados (o ITQB nem lá estava), houve falta de imaginação em algumas áreas, valeram os robôs do Técnico e os gelados feitos com azoto líquido.
E depois... escolher a actriz Rita Blanco para madrinha do evento???!!! Tudo bem que possam gostar muito dela como actriz mas coitada que não percebe nicles de ciência e ainda teve de fazer discurso! (feia que nem uma bota da tropa coitadita...)
No meio de tudo o bom da coisa foram mesmo as pessoas... aderiram mais do que aquilo que se pensava e acima de tudo gostaram!! (eu sei disto porque estive a fazer inquéritos.. sou uma fonte segura..). E claro conseguimos cerca de 3500 euros que foram doados à Associação.
Para o ano há mais.. vamos lá ver como corre...
Já agora outra coisa... fazer o evento no mesmo dia e mesmo sitio que a Gala da TVI não foi lá muito inteligente... (cruzei-me nas escadas do CCB com o Sr Francisco Corte Real, ex-moranguito, e sim é tão giro ao vivo como na TV... embora ainda esteja para perceber a quem é que ele chamou 'cambada de atrasados mentais'... )

1 comentários:

  1. Sofia disse...:

    Pois olha, eu tb gostei da noite dos investigadores, mas acho que podia estar bem melhor: deviam estar representados todos os centros de investigação do país(digo isto pq sei q n há mtos), com lamirés do que se está a desenvolver nos dias de hj; acho que tb devim ter convidado empresas que se dedicam à investigação (isto era mm mto bom); podiam ter aproveitado melhor a zona do cientist dating (pessoas com CV mais avançado, ou n, mas mais dentro do assunto, de todos com quem falei só um estava mesmo já a trabalhar em investigação). Não achei que a parte de promover a ivcestigação tivesse sido bem conseguida, por causa, precisamente da ausência de bancas correspondentes aos centros de investigação.
    Acho que o balanço final foi positivo, e tb penso que n será fácil organizar um evento deste tipo.
    A minha sugestão é que se façam mais que nós investigadores agradecemos lolol

    PS- a parte do evento da TVi no mm dia teve mm mal, mas enfim... é o país onde vivemos!